Quem Somos

O INSTITUTO

Uma escola de gestão ancorada em conhecimento de Pernambuco, experiência e resultados. Essa é a proposta do Instituto da Gestão (INTG), uma sociedade aberta, sem fins lucrativos, constituída por profissionais com formação diversificada, larga experiência e reconhecida competência no mercado.

MISSÃO

Produzir, divulgar e disseminar conhecimentos focados na construção de modelos de gestão sustentável para as organizações (públicas, privadas e do setor social) e para cidades, entregando soluções customizadas para a necessidade e realidade dos clientes.

VALORES

DIFERENCIAIS METODOLÓGICOS

Atuação pautada pela ética; seriedade; transparência; associação com instituições.

Cordialidade no trato com a equipe e entre sócios; reciprocidade nas relações com o cliente.

Estímulo à inovação dos conteúdos e produtos; desconcentração da produção autoral; ousadia.

Compartilhamento dos fundamentos e dos conhecimentos produzidos; produção sem receitas prontas; disponibilidade interna para troca; disseminação interna do conhecimento.

Hipóteses teóricas fundamentadas; produtos ancorados em visão consistente do seu objeto; segurança na transmissão do conhecimento; vinculação consistente entre teoria e prática; análise crítica da produção; formatação esmerada de todos os produtos.

Ênfase no cuidado com a manutenção dos padrões; rigor na aplicação da metodologia; boa organização do espaço e dos eventos; estrutura leve; funcionamento dinâmico; gestão participativa com ênfase na autonomia, iniciativa, corresponsabilidade e espírito de equipe.

Capacidade de realização; compromisso com o resultado para o cliente; contextualização, customização e aplicabilidade dos produtos; proposição de soluções efetivas para a qualidade das cidades.

Contribuição para o desenvolvimento sustentável das organizações, das cidades e do estado.

Desenvolvimento de produtos e serviços que considerem as diferenças de sexo, cor, raça, condição social e necessidades específicas etc.

Valorização das diferenças e da diversidade de competências e olhares.

Produtos construídos a partir da experiência prática dos profissionais integrantes do Instituto.

Possibilidade de aplicação imediata à realidade da organização e das cidades, com efeitos visíveis no aperfeiçoamento da gestão.

Visão sistêmica e atualizada, em sintonia com a conjuntura social, econômica e ambiental e com o ambiente de negócios.

Articulação direta com temas essenciais – gestão estratégica, gestão da diversidade e gestão para a sustentabilidade.

Sistematização teórica e técnica desenvolvida pela própria equipe do INTG.

Articulação teórica consistente, utilizando referenciais e hipóteses da psicanálise e da psicossociologia.

Produção escrita com linguagem de fácil compreensão, acessível para todos e de leitura atraente.

EQUIPE

:: DIRETORES

FRANCISCO CUNHA
(PRESIDENTE)

Arquiteto, consultor em estratégia empresarial, estruturação organizacional e equipes de trabalho. Editor do blog Gestão Hoje e articulista da Algomais, a Revista de Pernambuco.

FÁTIMA GUIMARÃES
(VICE-PRESIDENTE DE ENSINO & EDUCAÇÃO)

Arquiteta, consultora em programas de aperfeiçoamento da qualidade da prestação de serviços e em gestão estratégica de recursos humanos.

CARLA MIRANDA

Engenheira Civil, consultora especializada em gestão financeira, gestão colegiada e desenvolvimento gerencial/equipes.

CÁRMEN CARDOSO

Psicóloga, consultora especializada em desenvolvimento gerencial e de equipes, atendimento interno e gestão de recursos humanos.

RICARDO DE ALMEIDA

Sociólogo, consultor em estratégia empresarial e em sistemas de gerenciamento de resultados e qualidade e coordenador da Pesquisa Empresas & Empresários

FÁBIO MENEZES

Administrador de Empresas, consultor em mercado, estratégia empresarial e governança corporativa.

ANDRÉA CARVALHO

Psicóloga, consultora em gestão de recursos humanos, acompanhamento e desenvolvimento gerencial e de equipes.

GEORGINA SANTOS

Administradora de Empresas, consultora em gestão de recursos humanos, desenvolvimento de equipe, gestão colegiada e formação de sucessores e herdeiros.

LUCIANA DE ALMEIDA

Psicóloga, consultora em acompanhamento e desenvolvimento de gestores e equipes, gestão de recursos humanos e qualidade do atendimento.

TERESA RIBEIRO

Analista de Sistemas, consultora em sistemas estratégicos e otimização de processos de trabalho. Especializada em processos de informatização empresarial.

TIAGO SIQUEIRA

Administrador de empresa, consultor em planejamento estratégico, modelagem de estruturas organizacionais e racionalização de processos.

CAROLINA HOLANDA

Psicóloga, consultora especializada em desenvolvimento gerencial e de equipes, atendimento interno e gestão de Recursos Humanos

JULIANA CÁU

Psicóloga Clínica, mestre e doutora em análise do discurso. Gestora Governamental do Governo do Estado de Pernambuco com atuação em planejamento estratégico e governança pública.

LAÉRCIO QUEIROZ
MANUEL AGUIAR

PRODUTOS

NOSSOS CURSOS

PUBLICAÇÕES